IBHE

Gestão das experiências em hospitalidade no turismo comunitário

Como objetivo geral, “Identificar de que forma a gestão das experiências relativas à hospitalidade são vivenciadas no turismo comunitário”. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, baseada no uso da bibliografia para a construção da fundamentação teórica de estudo. Para a pesquisa prática,selecionou-se três comunidades que atuam com a atividade turísticas nos estados brasileiros de São Paulo, Ceará e Amazonas para coleta de informações, cujas respostas foram organizadas em forma de quadros para análise de serviços turísticos oferecidos, sob a luz da teoria da hospitalidade.

Leia na íntegra >

Hospitalidade numa perspectiva coletiva: O corpo coletivo acolhedor

O acolhimento, na perspectiva singular e coletiva, constitui hoje um dos principais pilares que sustentam a organização teórica, as práticas, e os sistemas estratégicos de planejamento turístico, na esfera pública e privada. Assim, com o objetivo de contribuir para a distinção dos processos que envolvem o acolher na forma singular e coletiva, apresenta-se o modelo do Corpo Coletivo Acolhedor, desenvolvido a partir de estudo realizado em comunidades potencialmente turísticas.

Leia na íntegra >

Vamos almoçar? Um estudo da relação hospitalidade, qualidade em serviços e marketing de experiência na satisfação dos clientes de restaurantes

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da hospitalidade,qualidade em serviços e do marketing de experiência na percepção de satisfação entre os clientes de restaurantes frequentados para almoçar em horário comercial da cidade de São Paulo e a respectiva lealdade destes clientes.

Leia na íntegra >