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Você é hospitaleiro com quem está à sua volta?

Imagine esta cena: Você está andando pelo mercado em busca daquele sabonete que não vive sem e que proporciona não só o aconchego após um dia cansativo, mas também preciosos detalhes sensoriais para o seu bem-estar.

Os seus olhos correm pelas prateleiras sem o item até que eles encontram um funcionário do estabelecimento. Após um pedido de ajuda, ele reforça a procura, só que sem sucesso, por enquanto.

Para a sua surpresa, ele pede um minuto de espera e sai acelerado pelas gôndolas e, rapidamente, volta com uma caixa do tão desejado sabonete e um largo sorriso por ter conseguido lhe ajudar.

Ele tinha a obrigação de parar o serviço para prestar essa ajuda? Teoricamente, não. Mas o capital simbólico que foi construído a partir dessa atitude é vital para qualquer estabelecimento e troca interpessoal.

É só pensar na simplicidade de uma xícara de café com leite com um “bom dia” escrito na espuma. Um detalhe com poder de propagar felicidade e acolhimento para o seu dia, por exemplo.

No mundo empresarial, essa relação tem a mesma importância. Quando alguém aparece no corredor do trabalho carregando um peso além da conta, o que você faz? Ou diante de uma dificuldade de um colega para entrar em uma videoconferência, a indiferença toma conta da sua atitude?

A cada momento que nos abstemos de um gesto de hospitalidade, uma relação deixa de ser solidificada. E essa lógica de estender a mão para quem está ao seu redor – antes mesmo de um pedido explícito – pode ser feita de diversas formas, inclusive das mais singelas.

Neste Dia da Hospitalidade (29 de janeiro), reforço essa ideia das possibilidades de tornar ambientes e relações mais acolhedoras. Além da voz, o corpo fala, o olhar comunica e o tom da voz transmite sensações.

55% da comunicação visual é a linguagem corporal. Você sabia? Já o tom da voz representa 38%, enquanto a própria fala atinge apenas 7% desse tipo de comunicação.

Lembre-se que a hospitalidade é essa simbiose de atenção, gentileza e carinho com quem está ao seu lado, conhecido ou desconhecido, vale para todos.

Deixo o convite para o exercício diário. Seja você alguém que se importa com o próximo. O mundo precisa disso e o caminho é a hospitalidade.

Beatriz Cullen
Diretora do IBHE – Instituto Brasileiro de Hospitalidade