Parte-se da premissa de que há um paradoxo na hospitalidade oferecida por hotéis, uma vez que ao observar a precarização
do trabalho no setor, nota-se que os trabalhadores não usufruem da mesma hospitalidade preconizada na prestação de
serviços. Propõe-se como objetivo deste artigo, de abordagem teórica, discutir o trabalho decente como ethos da hospitalidade
organizacional, considerando as condições de trabalho na hotelaria. Esta proposta é relevante uma vez que os estudos sobre trabalho
decente e o turismo são, ainda, pouco evidentes no Brasil, sobretudo em suas concatenações com a hospitalidade organizacional. A
partir do método dialógico, a interlocução entre referências consultadas demonstra desdobramentos acerca de um questionamento
ético sobre as condições laborais em hotéis e uma problematização teórico-bibliográfica sobre as características do trabalho decente
como balizadoras da hospitalidade organizacional.
Palavras-chave: Turismo, Hotelaria, Trabalho Decente, Condições de Trabalho, Hospitalidade Organizacional.
Artigo- Quem acolhe os que acolhem – Sant`anna- Carneiro e Lescura- Ano 2021