CorporativoEstudosPublicações

Hospitalidade interna e seus oito atributos

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo evidenciar as ações da hospitalidade junto às
equipes internas, funcionários/chefia e seus ambientes de uso e trabalho, baseado nos critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial-IBHE (oito atributos), como características da hospitalidade: acolhimento, gentileza, confiança, atenção, cumplicidade, respeito ao outro, bem-estar e encantamento. São resultados de pesquisas anuais em várias empresas com perfis distintos e a pesquisadora propõe fazer o caminho de volta à hotelaria, traçando um paralelo da teoria da doação espontânea, o ato nobre de servir ao outro, no real sentido de ser hospitaleiro, onde gentileza gera gentileza. Foram realizadas entrevistas com vinte questões semiestruturadas e abordagem qualitativa através de uma pesquisa descritiva, e na coleta de dados a participação de dois funcionários do Hotel X e três funcionários do Hotel Y, em diferentes cargos/funções, situados em Porto Alegre. O resultado desta pesquisa descreve níveis de hospitalidade onde apresentam esforços para contínua melhora, mas também incoerências.

Estudo – Hospitalidade interna e seus oito atributos 2014