Os estudos em hospitalidade no Brasil se respaldam em autores europeus, notadamente franceses e britânicos. A escolha de Tóquio para as Olimpíadas de 2020 deu visibilidade ao conceito de omotenashi, pilar de sustentação para a defesa da candidatura do destino, ocorrida em 2013. O vocábulo, entendido de forma simplista como hospitalidade japonesa, explica a relação entre anfitrião e convidado em rituais como a cerimônia do chá, presente naquele país desde o século XII. Esta pesquisa exploratória objetiva compreender o conceito adotado na atualidade, além de conhecer as aplicações propostas para omotenashi, com a problemática “Quais são as abordagens de omotenashi em prol da competitividade do Japão? ”. Trata das seguintes proposições: (P1) A candidatura de Tóquio 2020 trouxe a necessidade de encontrar um conceito que ultrapassasse a visão contemporânea high tech e individualista do Japão, valorizando o bem comum e o olhar para detalhes; (P2) Há imediata absorção do conceito em empresas de setores diversos, como transporte aéreo, higiene pessoal e indústria automobilística. O método escolhido foi a análise do conteúdo dos sites das empresas Japan Airines (JAL), Kanebo e Lexus, respaldada por Bardin (2011).
ELIZABETH KYOKO WADA