Pesquisa sobre o futuro da hotelaria, coloca em questão os desafios do setor, na medida em que revela que os meios de hospedagem tradicionais estão perdendo força.
A pesquisa realizada pela Mapie e por nós do Disque9, que você pode baixar aqui, mostra que para os hóspedes de hoje, o que mais importa é o serviço de qualidade e a entrega impecável do básico, como cama, wifi, ducha e café da manhã. A consequência é o crescimento dos serviços de aluguel de temporada que, apesar de existir há muito tempo, têm caído cada vez mais no gosto das pessoas, impactando a indústria da hospitalidade, como Airbnb.
A economia compartilhada – tendência que tem mudado os hábitos de consumidores ao permitir o compartilhamento de serviços e produtos – hoje é uma realidade que tem trazido consequências ao setor do turismo. Feita para os millennials, grande parte da hotelaria de hoje, padronizada, já não consegue mais atender todas as expectativas e necessidades dessa geração.
Dos anos 2000 para cá, muita coisa mudou e agora são os centennials que começam a ditar o futuro da hotelaria. Mais modesta e realista, essa geração faz parte da classe dos novos hóspedes que desejam um básico bem feito, com sustentabilidade, generosidade e o uso inteligente dos recursos disponíveis.
Filhos da geração X e dos próprios millennials, nascidos a partir do ano 2000, estes adolescentes e crianças não encontraram um mundo tão exuberante e estável como a geração anterior.
Com tantas mudanças, inovações e concorrência, a hotelaria tradicional tem um grande desafio daqui para a frente. É preciso garantir hospitalidade básica, mas de forma consistente, além de manter estrutura física impecável e a segurança física e virtual de seus hóspedes. Outro fator importante é a transformação de produtos voltados para família como suítes amplas e amenidades de cozinha, já que ficou comprovado que a facilidade em hospedar famílias é um dos grandes diferenciais dos serviços de aluguéis de temporada.
Crises econômicas, conflitos mundiais, migrações extremas tiraram as pessoas da zona de conforto e o romantismo da economia criativa e de se fazer somente o que gosta começa a se tornar algo menos factível e real.
A pesquisa traz vários questionamentos de como será a hotelaria do futuro, além de apontar algumas ideias e possibilidades.
Se você se interessou e quer saber mais sobre a pesquisa completa sobre os Centennials e entender o impacto da economia compartilhada nos negócios e sobre as últimas tendências de comportamento e consumo, não deixe de ler a nossa pesquisa sobre o Futuro da Hotelaria. Mais do que nunca, precisamos estar antenados ao que está acontecendo no mundo e preparados para a próxima geração que está vindo.
A hotelaria do futuro deve estar mais conectada com as transformações geracionais, adaptar-se de forma muito mais rápida e estar aberta para novos formatos.