ArtigosCorporativoPublicações

A cultura de uma empresa e a hospitalidade

Quando se fala de cultura numa empresa, vem a nossa mente, o que a empresa considera como seus valores, atitudes, conceitos e propostas para ser e existir num contexto amplo de mundo ou dentro de um espaço mais restrito. Nesse momento ela está nos contando sobre como é a alma de seu negócio.

A alma de um negócio tem tudo a ver a com pessoas, ambiente, comunicação, processos, que irão definir e se mostrar dentro de um universo de condutas, posturas e atitudes assumidas por seus colaboradores, acionistas, fornecedores e parceiros. É como se a empresa fosse um espelho que reflete o que fazemos, pensamos e priorizamos.

Se temos o hábito da gentileza, da atenção, do respeito, da cortesia, do querer cuidar, esse comportamento irá ser percebido por quem se relaciona conosco. Estes detalhes estão dentro de nós, desde que viemos ao mundo e que, portanto, fazem parte de nossa maneira de ser.

Quando fazemos parte de uma organização, nossa produtividade, relacionamento e identidade com esta instituição, apenas fazem sentido quando encontramos o aconchego que somente uma empresa hospitaleira é capaz de nos dar. É quando começamos a falar das pequenas gentilezas que fazem parte de nosso dia.

Em empresas onde a gentileza existe, o trabalho em equipe acontece, as pessoas ficam mais solidárias umas com as outras, a vontade de fazer e acontecer traz motivação e principalmente bons resultados para todos.

A hospitalidade tem a ver com relacionamento, gentileza, aconchego, confiança, motivação, atenção pelo outro e tudo que faça nos sentir melhores como pessoa e profissional, de preferência tendo como alicerce a simplicidade, a alegria e o bem-querer.

As relações empresariais se baseiam nas trocas de experiências, muito além dos serviços e produtos que comercializamos. Estas trocas geram confiança que se traduzem em lealdade e respeito pela empresa com quem nos relacionamos e servem de motivadores na escolha de com quem queremos manter e estreitar nossas relações.

Essa hospitalidade que estamos nos referindo, não são grandes ações, coisas materiais e tapinhas nas costas, são pequenos detalhes no tratamento dado às pessoas, no zelo pelo ambiente em que trabalhamos e recebemos parceiros, fornecedores e clientes, no tempo que reservamos para retornar nossas ligações e e-mails, na forma como nos dirigimos às pessoas, de maneira geral, que encontramos na rua, no elevador, dentro da própria empresa.

É tão prazeroso ver profissionais em cargos de diretoria e presidência, que dão atenção quando nos encontram, agradecem por lembranças e cuidados que receberam, são gentis no tratamento, cumprimentam a todos sem discriminação, sem medo de acharem que estão sendo humildes demais. Como se humildade fosse sinônimo de fraqueza.

Essas empresas hospitaleiras contam com profissionais que sabem que, onde quer que estejam, seu cartão de visita sempre terá valor, será lembrado e guardado por muitos, não pelo cartão de papel timbrado com seu nome, mas pelas ações e gentilezas que fez por esse alguém. É aquela sensação maravilhosa de que podemos contar, seja onde estivermos, porque sabemos que não estamos sozinhos. 

Autora: Beatriz Cullen