ArtigosCorporativoPublicações

Interação humana com significado

Pode parecer estranho o título dado a esta artigo, mas hoje em dia, tem muita relevância.

Nas nossas relações pessoais e profissionais tantas vezes nos surpreendemos com a reação e a atitude das pessoas em várias situações.

Tem dia que você acorda com vontade de falar com as pessoas, trocar olhares, oferecer carinho e atenção, até de dar passagem para o motorista aflito que buzina atrás do seu carro. Mas também tem dias que a vontade está bem distante de tudo isto e só queremos chegar mais rápido onde temos que ir, desviamos do olhar no caminho e não damos tempo, nem de olhar para a senhora que está na nossa frente no elevador ou do porteiro do prédio, que nos abre o sorriso para dar bom dia.

É por estes motivos que as interações que fazemos na nossa vida, podem ou não serem significativas.

Estudos recentes demonstram que atitudes gentis, de carinho, respeito e atenção apenas não só nos deixam mais felizes como também nos ajudam a viver mais. É como se o nosso corpo físico respondesse de forma positiva por estas trocas de energia que temos com os outros, independente de serem conhecidos ou desconhecidos.

Minha experiência tem mostrado que para algumas pessoas, o fato de ser gentil com ela, causa incômodo e a resposta é bem fria ou indiferente. Nestes casos, fica a sensação de que fazer o bem ou ser atenciosa é fora de moda ou não faz parte da atitude normal de qualquer cidadão normal.

Considerar a gentileza, a atenção, a delicadeza como atitudes diferenciadas chega a soar estranho aos meus ouvidos. Basta lembrar que desde que nascemos, fomos acolhidos de forma amorosa pelos nossos pais e amigos, pelas pessoas que cuidaram de nós e de quem, um dia, também estaremos cuidando. Cuidar, faz parte da vida e ninguém deixou de receber cuidado de alguém, nem que seja no dia que nasceu, nos primeiros passos que deu e assim por adiante.

Para se ter uma idéia, um estudo com 2.016 igrejas verificou que os que ajudavam os outros regularmente, tinham mais saúde mental e menos depressão. Este dado me leva a crer que o aumento dos casos de depressão pode estar relacionado ao fato das pessoas estarem cada vez mais solitárias, sem muita chance ou vontade de trocar carinho, atenção com os outros.

Baseado nessas considerações, fica a certeza sobre as interações que fazem a diferença na nossa vida. Elas podem até não ter significado para outro, mas se para você elas representam muitas coisas, vá em frente, é isto que importa. Vai fazer bem para seu corpo e para a alma. 

Autora: Beatriz Cullen