IBHE

Hospitalidade Organizacional- Uma aproximação entre estudos acadêmicos e experiências institucionais

Mostrar que a hospitalidade tem um espaço amplo para abordagens e estudos de diversos segmentos e não apenas em empreendimentos ligados ao turismo, hotelaria e gastronomia como comumente encontrado nas publicações. O objetivo também é avaliar a possível aproximação entre os estudos acadêmicos com a realidade das práticas de acolhimento utilizados pelas empresas. O IBHE foi uma das Empresas estudadas.

Leia na íntegra >

A expressividade da dança circular busca a hospitalidade, acolhimento e amorosidade nas relações

Esta pesquisa propõe a dança circular, como expressão de vínculos de acolhimento e amorosidade, em condições de oferecer sinalizadores para a hospitalidade. Tem como objetivos específicos: apresentar a dança circular num contexto relacional entre os sujeitos; relacionar os conceitos de acolhimento e amorosidade à dança circular; identificar sinalizadores de hospitalidade, nos vínculos marcados pelo acolhimento e amorosidade, em decorrência da dança circular.

Leia na íntegra >

Análise dos serviços de hotelaria hospitalar na perspectiva da hospitalidade : estudo de caso de um hospital particular de grande porte na cidade de Curitiba

A dissertação visa compreender a importância que a hospitalidade possui em um ambiente hospitalar. Este estudo iniciou-se a partir da seguinte problemática: De que forma a hospitalidade contribui para a conformação de serviços, a personalização do atendimento e a humanização na área da saúde e da hotelaria hospitalar? Para elucidar este problema, a pesquisa foi estruturada com o objetivo de analisar a contribuição da hospitalidade para os serviços de hotelaria hospitalar no hospital estudado. Trata-se de um estudo de caso, que utilizou técnicas qualitativas e quantitativas para coleta e análise dos dados, em específico as ferramentas do Design Thinking, observando como as pessoas se comportam e como o contexto de suas experiências afetam as suas reações, em relação aos produtos e serviços, levando em consideração o significado emocional das coisas, e seu desempenho funcional.

Leia na íntegra >

Gestão das experiências em hospitalidade no turismo comunitário

Como objetivo geral, “Identificar de que forma a gestão das experiências relativas à hospitalidade são vivenciadas no turismo comunitário”. Este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, baseada no uso da bibliografia para a construção da fundamentação teórica de estudo. Para a pesquisa prática,selecionou-se três comunidades que atuam com a atividade turísticas nos estados brasileiros de São Paulo, Ceará e Amazonas para coleta de informações, cujas respostas foram organizadas em forma de quadros para análise de serviços turísticos oferecidos, sob a luz da teoria da hospitalidade.

Leia na íntegra >

Hospitalidade numa perspectiva coletiva: O corpo coletivo acolhedor

O acolhimento, na perspectiva singular e coletiva, constitui hoje um dos principais pilares que sustentam a organização teórica, as práticas, e os sistemas estratégicos de planejamento turístico, na esfera pública e privada. Assim, com o objetivo de contribuir para a distinção dos processos que envolvem o acolher na forma singular e coletiva, apresenta-se o modelo do Corpo Coletivo Acolhedor, desenvolvido a partir de estudo realizado em comunidades potencialmente turísticas.

Leia na íntegra >

Vamos almoçar? Um estudo da relação hospitalidade, qualidade em serviços e marketing de experiência na satisfação dos clientes de restaurantes

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da hospitalidade,qualidade em serviços e do marketing de experiência na percepção de satisfação entre os clientes de restaurantes frequentados para almoçar em horário comercial da cidade de São Paulo e a respectiva lealdade destes clientes.

Leia na íntegra >