Carregando..
Aguarde, por favor.

menu

+55 11 3225.2535

hospitalidade@ibhe.com.br

Informes

É através do estudo, das pesquisas e opiniões diversas que construímos a cultura da hospitalidade nas empresas e nos negócios. Se quiser, você pode mandar seus artigos, estudos ou informar-nos sobre alguma notícia ou pesquisa. Basta enviar suas informações para: hospitalidade@ibhe.com.br

Nós, A Cidade, A Hospitalidade

Nós, A Cidade, A Hospitalidade

LUCIO GRINOVER

Artigos || Hospitalidade

O texto que se segue pretende uma aproximação ao campo da análise e do estudo da Cidade, em seus aspectos teóricos, buscando estimular pesquisas e reflexões futuras. Busca-se, ainda, fornecer bases para a atividade de planejamento, de turismo e de hospitalidade, nas cidades que pretendam incluir tais valores em seus objetivos para alcançar melhor qualidade de vida para seus habitantes. Trata-se de versão previa, extraída de livro, com um título homônimo, em preparação.

leia na íntegra

04 SET, 19
Comensalidade, Hospitalidade e Convivialidade: Um
Ensaio Teórico

Comensalidade, Hospitalidade e Convivialidade: Um Ensaio Teórico

ANDREA ORTOLANI FALTIN: MARIA HENRIQUETA GIMENES-MINASSE

Estudos || Hospitalidade

A comensalidade é uma prática de relevância social ligada à identidade cultural, à sociabilidade e à socialização humana, tanto em relações de hospitalidade como de convivialidade. Como suas práticas são influenciadas diretamente por mudanças sociais e culturais, revelando informações importantes sobre um grupo ou sociedade, é de grande relevância buscar uma melhor compreensão dos conceitos relacionados a esta temática. Este ensaio tem como objetivo discutir teoricamente o conceito de comensalidade atrelado a estudos de práticas alimentares contemporâneas no contexto da hospitalidade e da convivialidade.

leia na íntegra

04 SET, 19
Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney

Cultura organizacional: a comunicação como responsável pelo fortalecimento da cultura Disney

Barbara Fischer

Estudos || Gestão

A Cultura Organizacional precisa estar presente em toda a organização para que ela consiga se manter forte ao longo dos anos. Para que essa cultura seja criada e fomentada, as organizações se utilizam da comunicação. A presente pesquisa busca entender como a empresa Walt Disney World utiliza ações de comunicação para fortalecer a sua cultura organizacional. Foi investigado, através da observação participante, da aplicação de questionários e com o aporte teórico dos estudos realizados nessa área, de que forma a Disney faz com que seus funcionários passem a integrar as formas culturais da empresa e se sintam pertencentes a ela.

leia na íntegra

29 AGO, 19
Mobilidade corporativa, relações de hospitalidade entre Stakeholders e a nova classe média: um estudo de casos múltiplos

Mobilidade corporativa, relações de hospitalidade entre Stakeholders e a nova classe média: um estudo de casos múltiplos

Cintia Goldenberg

Estudos || Hospitalidade

A presente pesquisa aborda a mobilidade corporativa, deslocamentos de pessoas motivados por trabalho em nome de dada organização e as relações existentes entre diferentes stakehoders que particiapm do processo. Esta mobilidade está cada vez mais presente no cenário empresarial nacional e internacional, impulsionado pela globalização, pela internacionalização da economia e pelo crescimento de economias emergentes. A questão do estudo é avaliar a seguinte questão: De que forma a gestão das experiências de hospitalidade no processo de prestação de serviços na mobilidade corporativa contribui para a competitividade? - Tese de Mestrado

leia na íntegra

15 MAI, 19