Carregando..
Aguarde, por favor.

menu

+55 11 3225.2535

hospitalidade@ibhe.com.br

Hospitalidade

HomeHospitalidadeDicas de Leitura
HomeHospitalidadeDicas de Leitura

Dicas de Leitura

Acompanhe as Dicas de Leitura que o IBHE sugere, sempre com temas relacionados à Hospitalidade. Se você quiser contribuir e tiver alguma sugestão de leitura que não conhecemos, sinta-se à vontade por nos enviar.

Caminhos para a Humanização na Saúde - Prática e Reflexão

Caminhos para a Humanização na Saúde - Prática e Reflexão

Autor: Izabel Cristina Rios Editora: Áurea Editora

Categoria: Autoajuda Idioma: Português Ano:2009

Resenha: É um livro composto por artigos e relatos que apresentam ao leitor a experiência da autora com o trabalho da Humanização em vários contextos do campo público da Saúde no Estado de São Paulo. Este livro tem a intenção de estimular em todos que encontraram na área da Saúde o lugar para a expressão do seu encantamento pela vida humana, o desejo de criar outras formas mais eficientes e significativas de cuidar das pessoas, mais gratificantes e fortalecedoras para os seus profissionais.

indicação de leitura

14 AGO, 15
O livro da hospitalidade | Acolhida do estrangeiro na história e nas culturas

O livro da hospitalidade | Acolhida do estrangeiro na história e nas culturas

Autor: Alan Montandon Editora: Senac São Paulo

Categoria: Ciências Humanas e Sociais Idioma: Português Ano:2011

Resenha: Obra de referência que apresenta um verdadeiro mergulho no conceito de hospitalidade através da história, das culturas e do imaginário. Este livro propõe, assim, um percurso através da história, pelo mundo, pelo pensamento, a fim de apreender e compreender esta noção ao mesmo tempo pluridisciplinar e transversal, envolvendo literatura, história, sociologia, filosofia, arte... 70 colaboradores, professores de literatura comparada e de sociologia, de universidades francesas e estrangeiras, participaram de sua elaboração.

20 MAI, 15
Hospitalidade e Negócios – o Rei da Gastronomia de Nova York conta o segredo do sucesso

Hospitalidade e Negócios – o Rei da Gastronomia de Nova York conta o segredo do sucesso

Autor: Danny Meyer Editora: Novo Conceito

Categoria: Administração Idioma: Português Ano:2008

Resenha: Meyer insere o leitor no contexto de sua história, revelando sua paixão pela gastronomia desde a infância por meio da descoberta de novos paladares. Quando jovem, lançou-se no mercado de trabalho exercendo diversas funções que viabilizassem sua permanência durante algum tempo nos mais diferentes lugares do mundo. Essas viagens permitiram-lhe um vasto conhecimento sobre a cultura alimentar de cada região, resgatando então os melhores sabores que cada localidade poderá lhe oferecer. “Culturas que se importam profundamente com a comida quase sempre se importam com a vida, a história e a tradição”, afirma. A obra alerta que a melhor tática não é aquela já conhecida de fazer com que o cliente tenha sempre razão, mas sim implantar uma cadeia de hospitalidade dentro do círculo de contatos profissionais. Para Meyer, em primeiro lugar, devem vir os funcionários, que quando se sentem valorizados, criam um ambiente agradável que atrai e fideliza os clientes. “E quem foi que disse que não se pode receber uma calorosa acolhida e saborear uma excelente comida [...]”, diz no livro. Em 13 capítulos, o aspirante a chefe de cozinha que agora é administrador de onze restaurantes selecionados nas listas dos melhores de Nova York leva o leitor ao universo de sua atuação profissional, fazendo com que os profissionais não sejam apenas fornecedores de boas mercadorias ou serviço, mas acolhedores de seus clientes e contatos, dando o respaldo e a atenção que essas pessoas não encontrarão em outro lugar. Hospitalidade e Negócios não traz apenas uma história bem-sucedida de um empresário no ramo de restaurantes, mas sim uma lição de vida a ser adaptada e aplicada no dia-a-dia do leitor, onde o tempero principal ensinado por Danny Meyer é constituído por uma pitada de inovação e combinada com altas doses de hospitalidade até que o sucesso bata á sua porta.

16 MAI, 15
Como mudar o mundo

Como mudar o mundo

Autor: JohnPaul Flintoff Editora: Objetiva

Categoria: Autoajuda Idioma: Português Ano:2012

Resenha: Todos nós queremos viver em um mundo melhor, mas às vezes temos a sensação de que nos falta habilidade ou influência para de fato fazer a diferença. John-Paul Flintoff observa que há gerações a sociedade se transforma por meio da ação de indivíduos que entenderam que se não gostavam de algo, podiam mudá-lo. Combinando novas perspectivas da história, política e cultura moderna, este livro vai muni-lo da coragem necessária para superar a inércia e a indiferença, ajudá-lo a identificar suas maiores preocupações e inspirá-lo a dar o primeiro passo em direção à mudança. Vale ler e refletir sobre como a nossa postura, mesmo que em pequenos detalhes pode provocar grandes mudanças para melhorias no mundo.

06 MAI, 15