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Dicas de Leitura

Acompanhe as Dicas de Leitura que o IBHE sugere, sempre com temas relacionados à Hospitalidade. Se você quiser contribuir e tiver alguma sugestão de leitura que não conhecemos, sinta-se à vontade por nos enviar.

Hospitalidade e Negócios – o Rei da Gastronomia de Nova York conta o segredo do sucesso

Hospitalidade e Negócios – o Rei da Gastronomia de Nova York conta o segredo do sucesso

Autor: Danny Meyer Editora: Novo Conceito

Categoria: Administração Idioma: Português Ano:2008

Resenha: Meyer insere o leitor no contexto de sua história, revelando sua paixão pela gastronomia desde a infância por meio da descoberta de novos paladares. Quando jovem, lançou-se no mercado de trabalho exercendo diversas funções que viabilizassem sua permanência durante algum tempo nos mais diferentes lugares do mundo. Essas viagens permitiram-lhe um vasto conhecimento sobre a cultura alimentar de cada região, resgatando então os melhores sabores que cada localidade poderá lhe oferecer. “Culturas que se importam profundamente com a comida quase sempre se importam com a vida, a história e a tradição”, afirma. A obra alerta que a melhor tática não é aquela já conhecida de fazer com que o cliente tenha sempre razão, mas sim implantar uma cadeia de hospitalidade dentro do círculo de contatos profissionais. Para Meyer, em primeiro lugar, devem vir os funcionários, que quando se sentem valorizados, criam um ambiente agradável que atrai e fideliza os clientes. “E quem foi que disse que não se pode receber uma calorosa acolhida e saborear uma excelente comida [...]”, diz no livro. Em 13 capítulos, o aspirante a chefe de cozinha que agora é administrador de onze restaurantes selecionados nas listas dos melhores de Nova York leva o leitor ao universo de sua atuação profissional, fazendo com que os profissionais não sejam apenas fornecedores de boas mercadorias ou serviço, mas acolhedores de seus clientes e contatos, dando o respaldo e a atenção que essas pessoas não encontrarão em outro lugar. Hospitalidade e Negócios não traz apenas uma história bem-sucedida de um empresário no ramo de restaurantes, mas sim uma lição de vida a ser adaptada e aplicada no dia-a-dia do leitor, onde o tempero principal ensinado por Danny Meyer é constituído por uma pitada de inovação e combinada com altas doses de hospitalidade até que o sucesso bata á sua porta.

16 MAI, 15
Como mudar o mundo

Como mudar o mundo

Autor: JohnPaul Flintoff Editora: Objetiva

Categoria: Autoajuda Idioma: Português Ano:2012

Resenha: Todos nós queremos viver em um mundo melhor, mas às vezes temos a sensação de que nos falta habilidade ou influência para de fato fazer a diferença. John-Paul Flintoff observa que há gerações a sociedade se transforma por meio da ação de indivíduos que entenderam que se não gostavam de algo, podiam mudá-lo. Combinando novas perspectivas da história, política e cultura moderna, este livro vai muni-lo da coragem necessária para superar a inércia e a indiferença, ajudá-lo a identificar suas maiores preocupações e inspirá-lo a dar o primeiro passo em direção à mudança. Vale ler e refletir sobre como a nossa postura, mesmo que em pequenos detalhes pode provocar grandes mudanças para melhorias no mundo.

06 MAI, 15
Juntos

Juntos

Autor: Sennet, Richard Editora: Record

Categoria: Sociedade Idioma: Português Ano:2012

Resenha: O autor procura explorar como as pessoas podem aprender a cooperar nas culturas intensamente competitivas e egoístas. Dividido em três partes, "Juntos" aborda a natureza da cooperação, por que esta se tornou fraca, e como poderia ser reforçada. Sennett adverte que a pessoas devem aprender a arte da cooperação se quiserem que a sociedade prospere.

24 MAR, 15
Bastidores de um hotel de luxo - De Camareira à Governanta

Bastidores de um hotel de luxo - De Camareira à Governanta

Autor: Madalena Ramos Editora: Instituto Cultural de Escritores Independentes do Brasil - ICEIB/DF

Categoria: Gestão Idioma: Português Ano:2013

Resenha: É uma dissertação de amor pela Arte de Bem Receber - A hotelaria. O livro mostra simplicidade em relatar minuciosamente o dia a dia dos bastidores da hotelaria, com uma linguagem crítica, instrutiva e didática. A julgar pela sua clareza, poder-se concluir que o livro ensina a essência da hospitalidade aos que se encontram no efetivo exercício desta atividade, porém, ele destina-se a todos quantos aspiram a exercê-la em qualquer nível. A meta deste livro é propiciar a Gerentes, Chefias ou qualquer pessoa que exerça cargo de liderança, condições de aperfeiçoar, com pouca ajuda, o gerenciamento das operações de um hotel.

08 OUT, 14